Chinchila

A chinchila é um roedor originário da América do Sul, habitando as regiões montanhosas da Cordilheira dos Andes. Em seu ambiente natural supõe-se que esteja quase extinta. 

São animais adaptados a climas frios, por isto apresentam a pelagem tão densa.

São muito dóceis e se acostumam com o convívio humano quando manipulados com docilidade. São capazes de reconhecer o dono, emitindo sons peculiares quando o vê, mas também se assusta com facilidade e se esconde na presença de estranhos. 

Raramente morde. Não apresenta odor forte como outros roedores. 

Os hábitos são noturnos, preferindo o entardecer para brincar com seus donos; mas quando acostumados podem adquirir hábitos diurnos. A expectativa de vida é de 10 anos, havendo relatos de animais que atingiram os 20 anos. 

Os padrões de coloração são vários e a cada dia os criadores desenvolvem mutações com outras colorações. Os mais comuns são o prateado, o branco, o preto, o bege e o azul-acinzentado.

A ração (própria para chinchilas) é muito importante, pois se for de boa qualidade oferece para o animal todos nutrientes necessários. Não ofereça somente a ração, procure oferecer alimentos ricos em fibras. Os tabletes de alfafa encontrados nas lojas são ótima opção.

Mantê-los em uma gaiola ampla, feita de metal e de fácil higienização é a melhor alternativa.  Mantenha a gaiola em local arejado e protegido de sol forte (são muito sensíveis a temperaturas acima de 28°C), chuva e correntes de ar. As chinchilas são animais bastante asseados, necessitando de banhos quase que diariamente, mas os banhos não são com água, mas sim com pó de mármore (ou similares), encontrado facilmente em lojas. Estes banhos são essenciais para a manutenção de uma pelagem macia, brilhante e saudável.

Aos 8 meses de idade a chinchila já está apta a procriar. Para a reprodução pode-se colocar um macho para duas até seis fêmeas. A gestação dura cerca de 111 dias (período pode variar de 105 a 118 dias). A ninhada normalmente é de 2 filhotes. O macho não costuma ingerir os filhotes, como pode acontecer nas criações de hamsteres e coelhos. Os filhotes já nascem bastante espertos e logo saem do ninho para “passear”. O desmame dos filhotes ocorre aos 40 dias de vida.

Em relação às doenças as chinchilas mostram-se bastante resistentes. No entanto quando ficam doentes tornam-se muito frágeis e param de comer. Cuidados com os banhos de sol são essenciais para evitar insolação, já que são animais de clima ameno.  As principais doenças são os problemas dentários, dermatites (micoses, infecções) e as afecções intestinais. Acidentes também são comuns, principalmente com aqueles animais que ficam soltos em casa sem supervisão do dono.