Hamster

O hamster é um roedor de hábitos noturnos, proveniente da Europa e da Ásia, vivendo principalmente nas regiões mais áridas destes continentes. Muito comum como animal de estimação hoje em dia, sua criação é bastante fácil e sendo animais relativamente dóceis e bastante divertidos. É um animal que tem uma expectativa de vida de 1,5 a 3 anos.

Para criar é necessário uma gaiola que deve conter comedouro, bebedouro e brinquedos. O material a ser usado para forrar o chão da gaiola deve ser escolhido com muito cuidado. Serragem pode ser usada, desde que seja de boa procedência e sem resíduos. Papel toalha é uma boa alternativa, pois é higiênico e possui alta absorção. 

Para o fornecimento de água utilize bebedouros do tipo mamadeira, pois assim evita-se excesso de umidade na gaiola. Cuidado com os brinquedos, principalmente as tradicionais rodinhas.

Dê preferência para as rodas que não apresentam espaços na esteira, pois nestas os animais podem se traumatizar ao enroscar as patas. As bolas de acrílico são o brinquedo ideal, pois assim você pode deixar seu animal passear tranqüilamente pela casa. Procure manter os hamsteres individualmente, pois com a maturidade sexual é comum a briga entre eles. Os banhos não são necessários, pois o hamster remove a sujeira depositada em seu pêlo lambendo-se e utilizando as unhas umedecidas com saliva.

A alimentação do hamster é baseada em sementes, tubérculos, frutas e folhas. Hoje já existe ração para hamsteres (não confunda com mistura de sementes), sendo esta a melhor opção. Um hábito muito comum a estes animais é o armazenamento de alimentos no interior das bochechas. Este hábito é explicado pelo fato de que no seu habitat, nos invernos rigorosos, os hamsteres são obrigados a armazenar alimentos e para carregá-los até a toca, usam as bochechas.

A reprodução destes animais é bastante fácil. A gestação dura entre 15 e 18 dias, tendo uma ninhada de 4 a 12 filhotes. Estes animais, nas condições brasileiras, se reproduzem todo o ano.