Microchipagem

A microchipagem é um sistema de identificação eletrônica. A aplicação do microchipe é feita uma única vez, é permanente e é considerada a forma mais segura e eficaz para uso em animais das mais variadas espécies.

Em mamíferos, o microchipe é implantado sob a pele do animal na região do dorso, próximo ao pescoço. Em aves é aplicado na musculatura peitoral e em répteis o local é variável conforme a espécie.

A implantação é rápida e não requer nenhum tipo de sedação. O microchipe é encapsulado em um cilindro feito com material biológico que não causa danos à saúde do animal e pode ser lido por leitores eletrônicos de qualquer marca.

 
Implantação de um microchip em um gato Implantação de um microchip em um Papagaio Implantação de um microchip em um Jabuti

Como o uso do microchipe pode ajudar na devolução de animais encontrados?

Em cidades que já usam a tecnologia de identificação eletrônica, basta procurar o Centro de Controle de Zoonoses ou as Clínicas Veterinárias credenciadas e fazer a verificação do animal em busca de um microchipe. Com o número do microchipe é só procurar seu cadastro na internet e contatar o Médico Veterinário ou o proprietário.

Leitura de um microchip implantando em um cachorro.
        

Clique na imagem abaixo para ver a reportagem da TV TEM sobre a importância da microchipagem:

Voltar à página principal