Qual o sexo da sua Ave?

Muitas pessoas possuem aves em casa como animais de estimação. Aves de todos os tipos, portes, cantos, cores e variações. Canários, periquitos, papagaios, pássaros-pretos, sabiás e tantos outros. Mas você sabe dizer se seu pássaro é macho ou fêmea???

Muitas aves apresentam dimorfismo sexual, ou seja, as características externas como porte, plumagem, tamanho e formato de bicos são diferentes entre os sexos. Um bom exemplo é o Periquito Australiano, o macho apresenta a cera (área onde ficam as narinas) azulada e a fêmea não; outro bom exemplo é o Diamante de Gould, o macho apresenta cores muito mais intensas que a fêmea.

O canto é outro identificador do sexo de algumas aves. Entre os canários, os trinca-ferros, os coleirinhas, por exemplo, são os machos que cantam. Nestas espécies ou as fêmeas não cantam, ou apresentam um canto curto e baixo.

Existem espécies em que não há como saber o sexo apenas pelo aspecto externo ou pelo canto. Aves como os tucanos, araras, papagaios, mainás e muitos outros, não apresentam dimorfismo e nem diferença no canto. Ouvimos na verdade, muitas histórias e crendices; todas elas sem fundamento, como a de que o papagaio que fala mais é fêmea, ou que o papagaio que gosta mais de mulheres do que homens é macho.

Para estas aves temos duas maneiras de descobrir o sexo. A primeira delas é a laparoscopia, um método cirúrgico que requer anestesia geral. Através do laparoscópio vemos se a ave tem testículos ou ovários. Este método está em desuso, devido ao seu custo e pouca praticidade.

Graças aos avanços da Biologia Molecular, hoje temos um método prático, barato, sem causar estresse às aves e com extrema precisão dos resultados. É a sexagem pelo DNA. Este novo método é baseado na tecnologia de PCR, que permite visualizar os fragmentos específicos dos cromossomos sexuais das aves. Para o exame, são necessárias 4 penas de sua ave ou 2 gotas de sangue retiradas ao corte de uma unha. Este material deve ser coletado por um veterinário, que processará o material e enviará ao laboratório.

Voltar à página principal